Para a criação deste espetáculo foi preciso desenvolver uma linguagem
teatral destinada a FAIXA ETÁRIA DOS 6 MESES AOS 7 ANOS. A base para essa criação saiu da
pesquisa de autores que trabalham diretamente ou indiretamente com pedagogia ou
teatro.
Através do estudo de
autores como Paulo Freire e Jean Piaget, a pedagogia para ensinar que os
mesmos, de alguma maneira defendem, pode ser
usada para o Teatro. Existem autores no mundo inteiro que já estudaram técnicas de ensino e que trabalham em cima da ideia de educar para libertar. Para este espetáculo os principais autores estudados foram Vygotsky, Paulo Freire e Piaget.
usada para o Teatro. Existem autores no mundo inteiro que já estudaram técnicas de ensino e que trabalham em cima da ideia de educar para libertar. Para este espetáculo os principais autores estudados foram Vygotsky, Paulo Freire e Piaget.
Sobre a peça
Primeiro bloco
Introdução: aquecimentos calorosos, com beijos e abraços curtos, longos, tímidos, alegres, tristes, envergonhados, derretidos e etc...
História: a história é narrada pelas atrizes que se transformam em personagens da história... A platéia participa.
(Aqui podemos fazer uma comparação com o nível de desenvolvimento
potencial, sugerido por Vigotsky, ou seja, a capacidade de aprender com outra
pessoa).
Segundo bloco
Contato com os adereços: recreação livre com o material utilizado no espetáculo. As crianças sobem ao palco e aprendem brincando e tocando nos objetos. Nesse momento a criança revive a história por si mesma auxiliada pelas atrizes do espetáculo.
(Aqui podemos fazer uma comparação com o nível de desenvolvimento
real, sugerido por Vigotsky, que determina o que a criança já é capaz de fazer
por
si própria).
si própria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário